Copom inicia reunião para definir taxa Selic
- Dot Comunicação

- 16 de set.
- 1 min de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira (16) a reunião que definirá o novo patamar da taxa básica de juros da economia, a Selic. O encontro, que segue até quarta-feira (17), ocorre a cada 45 dias e é formado pelo presidente do BC e seus diretores.
Na última reunião, realizada em 29 e 30 de julho, o Copom interrompeu o ciclo de alta da taxa de juros e manteve a Selic em 15% ao ano. A decisão levou em conta o ambiente externo considerado mais adverso, em razão das políticas comerciais e fiscais dos Estados Unidos, além do fato de a inflação continuar acima da meta.
Durante as reuniões, os integrantes do Copom analisam cenários da economia brasileira e internacional, condições de liquidez e comportamento dos mercados. As decisões são tomadas considerando inflação, contas públicas, atividade econômica e riscos externos.
Segundo o Banco Central, a Selic é o principal instrumento de política monetária para o controle da inflação. A elevação da taxa tem como objetivo conter a demanda aquecida, encarecendo o crédito e incentivando a poupança. Por outro lado, a redução tende a estimular o consumo e a produção, mas pode reduzir o controle sobre os preços.
As atas da reunião do Copom serão publicadas até quatro dias úteis após o término do encontro.














Comentários