Defesa Civil alerta para chegada das primeiras chuvas após longa estiagem
- Dot Comunicação

- 9 de out.
- 2 min de leitura

Depois de mais de dois meses de seca e calor acima da média, São José do Rio Preto e região devem voltar a registrar chuva nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil de Rio Preto, com base em dados do painel da Defesa Civil Estadual e da Climatempo, há previsão de precipitação em pelo menos oito dos próximos quinze dias.
Alívio gradual
As primeiras pancadas estão previstas para esta quinta-feira (9/10), à tarde e à noite, com volume ainda baixo — cerca de 5 milímetros. A expectativa é semelhante para sexta (10/10) e sábado (11/10), enquanto o domingo (12/10), Dia das Crianças, deve ser de tempo firme.
A primeira chuva mais significativa está prevista para segunda-feira (13/10), com volume de aproximadamente 27 milímetros ao longo do dia. Na terça (14/10), o acumulado cai para 4 mm. As precipitações devem retornar no fim de semana seguinte (18 e 19/10), somando cerca de 12 mm, e se intensificar entre 21 e 23/10, com volumes expressivos.
Cuidados redobrados
O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Ivair da Silva, ressalta que o retorno das chuvas é essencial para a recuperação hídrica e a redução dos riscos de incêndios florestais.
“A população deve redobrar os cuidados durante as pancadas de chuva, evitando áreas alagadas, buscando abrigo em locais seguros e nunca se protegendo sob árvores durante tempestades”, alerta o coronel.
Tempo instável em todo o Estado
Boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) confirma que o tempo deve permanecer instável até segunda-feira (13/10).
A passagem de uma frente fria, associada à umidade vinda da Amazônia, deve provocar pancadas de chuva entre quinta e sexta-feira, com possibilidade de raios e rajadas de vento.
Entre sábado e domingo, a frente fria se afasta, abrindo períodos de sol entre nuvens, mas mantendo chuvas isoladas, principalmente na faixa leste e nas divisas com Minas Gerais. Uma nova frente fria deve chegar na segunda-feira, trazendo novas chuvas volumosas para diversas regiões paulistas.














Comentários