Desfile de 7 de Setembro reúne 2,6 mil participantes civis e traz novidades em Rio Preto
- Dot Comunicação
- há 5 horas
- 2 min de leitura

São José do Rio Preto se prepara para celebrar o Dia da Independência do Brasil com um desfile cívico-militar que promete ser um dos maiores dos últimos anos. O evento acontece neste domingo (7), a partir das 8h, na avenida Bady Bassitt, com concentração na rua Carmelino Condessa e dispersão até a rua Martinho Gonçalves.
Neste ano, o número de participantes da sociedade civil terá um salto expressivo: serão 2,6 mil pessoas, 60% a mais do que em 2024, quando foram registrados 1,6 mil. Ao todo, 32 instituições civis e dez fanfarras se juntam a 14 corporações de segurança para compor a programação. O palanque oficial das autoridades ficará instalado entre as ruas Luiz de Camões e Rio Preto.
A abertura será comandada pelo Tiro de Guerra, com salvas de tiro de festim, seguida pelo desfile das forças militares. A Banda da Polícia Militar, a PM, o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Cavalaria apresentarão cerca de 180 integrantes e 29 viaturas.
Entre as novidades, a Polícia Penal do Estado de São Paulo participa pela primeira vez, marcando presença como nova corporação no evento. Outra atração que promete arrancar aplausos é o Clube dos Desbravadores, considerado o melhor pelotão de ordem unida do estado em 2023. O grupo fará uma apresentação especial, com evoluções coreografadas e movimentos sincronizados.
Para a realização do desfile, a avenida Bady Bassitt e ruas próximas serão interditadas a partir do fim da tarde de sábado (6). Os bloqueios vão atingir todo o trajeto do evento e também vias como Lázaro Camargo Enke, Presciliano Pinto, Gastão Vidigal, Floriano Peixoto e Raul de Carvalho. A liberação do tráfego está prevista para o meio-dia de domingo, após a conclusão das atividades.
Comentários