top of page

Evento promove atividades de valorização do Patrimônio Ferroviário

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • 30 de jul.
  • 2 min de leitura
Imagem: Arthur Merlotti / SMCS
Imagem: Arthur Merlotti / SMCS

São José do Rio Preto recebe nesta sexta-feira e no sábado, dias 1º e 2 de agosto, a Jornada do Patrimônio 2025, iniciativa que reforça a conexão entre memória e território.


Neste ano, o tema escolhido é Patrimônio Ferroviário. Serão realizadas diversas atividades gratuitas e descentralizadas pelo estado de São Paulo, como apresentações artísticas e debates em espaços históricos.


O Complexo da Estação Ferroviária em Rio Preto, localizado na Praça Paul S. Harris, 60 (ao lado do Terminal Rodoviário), foi escolhido para sediar o evento.


“A Estação Ferroviária e os trilhos de ferrovia em si são fundamentais para compreendermos no desenvolvimento do nosso município ao longo do tempo. A valorização desse patrimônio local é olhar para nossa história e origem”, comenta a coordenadora de museus da Secretaria Municipal de Cultura Thaís de Freitas, presidente do COMDEPHAT.


Na sexta-feira, das 14h30 às 17h, acontece o ‘Café com histórias e memórias vividas nos trilhos do trem’. A roda de conversa convida ferroviários aposentados e ativos, além de outros interessados no tema, a partilharem suas memórias e experiências numa roda de conversa.


No sábado, a programação começa às 9h, com a Catira Projeto Florescer. Na sequência, às 10h, tem a Companhia de Reis Magos do Oriente; às 11h, apresentação cultural com Cia Chegança, e, ao meio-dia, a contação de histórias A Viola e um Violeiro.


Durante a manhã, de 9h30 às 12h, tem a oficina Olhar Sobre a Estação Ferroviária, prática de Urban Sketcher, desenho de observação no complexo urbano da Estação Ferroviária de Rio Preto.


A atividade será conduzida pelo artista Uiliam José. Os interessados devem fazer inscrição pelo formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/mgZYTdc4BXcs5ZU89. Não é necessário ter conhecimento prévio em qualquer tipo de desenho.


No sábado, a Estação também receberá feira de artesanato e cultura típicas de Rio Preto e região.


A Jornada do Patrimônio é realizada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, através do Museu Ferroviário, da Coordenação de Museus da Secretaria Municipal de Cultura e o COMDEPHAT (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).


Mais informações pelo telefone (17) 3513-5007.

 

Programação Jornada do Patrimônio em Rio Preto

  • 1/8, sexta-feira, 14h30 às 17h: Café com histórias e memórias vividas nos trilhos do trem

  • 2/8, sábado, 9h às 13h: Entre Trilhos - Uma Vivência com Patrimônio Imaterial


    9h, Catira Projeto Florescer; 10h, Companhia de Reis Magos do Oriente; 11h, Cia Chegança; 12h, A Viola e um Violeiro – Contação de Histórias 


    9h às 13h, Feira de Artesanato


    9h às 13h, Oficina de Urban Sketcher: Olhar Sobre a Estação Ferroviária - Prática de desenho de observação no complexo urbano da Estação Ferroviária de Rio Preto. Inscrição pelo link:




Entrada Franca em todas as atividades.


Mais informações pelo telefone (17) 3513-5007.

Comentários


Em destaque

bottom of page