Festival do Folclore de Olímpia será lançado oficialmente no Rio de Janeiro e ganha vitrine nacional no coração da cultura brasileira
- Dot Comunicação

- 27 de jan.
- 2 min de leitura

Olímpia, reconhecida por lei federal como Capital Nacional do Folclore, vai atravessar o mapa do país e chegar ao epicentro da cultura brasileira para um gesto histórico: o lançamento oficial do Festival do Folclore de Olímpia 2026, no Rio de Janeiro.
A convite da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Olímpia participará do 2º Encontro de Folias de Reis do Estado do Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, em uma programação que inclui espaços emblemáticos da cultura nacional, como o Theatro Municipal, o Museu do Pontal, o Museu da Imagem e do Som e a Marquês de Sapucaí, em clima de pré-Carnaval.
Mais do que uma participação protocolar, o evento se transforma em um palco simbólico onde duas potências culturais se encontram: Olímpia, que transformou o folclore em política pública permanente, e o Rio de Janeiro, que será o estado homenageado da 62ª edição do Festival do Folclore de Olímpia. É na capital fluminense que o festival será oficialmente apresentado ao país, reforçando o protagonismo de Olímpia na preservação, difusão e atualização das tradições populares brasileiras.
O prefeito Geninho Zuliani estará pessoalmente no Rio de Janeiro, ao lado da secretária municipal de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, em agenda que inclui participação no Encontro de Folias de Reis, visitas técnicas a equipamentos culturais estratégicos e encontros com gestores, pesquisadores e mestres da cultura popular.
“Lançar o Festival do Folclore de Olímpia no Rio de Janeiro, em espaços simbólicos da cultura brasileira, confirma o caminho que a cidade escolheu. Mostramos que folclore é política pública séria, é educação, é turismo, é geração de emprego e renda. Quando o Rio abre suas portas para o nosso festival, consolida-se uma rede nacional em defesa da cultura popular”, afirma o prefeito Geninho Zuliani.
O lançamento do Festival do Folclore de Olímpia 2026 na capital fluminense amplia o alcance do evento e posiciona Olímpia em um patamar ainda mais elevado no circuito cultural brasileiro, conectando folclore, turismo e economia criativa e fortalecendo o folclore nacional em escala ampliada.














Comentários