Olímpia e Parintins firmam parceria inédita para fortalecer o folclore brasileiro
- há 6 horas
- 1 min de leitura

A Estância Turística de Olímpia e o município de Parintins (AM) oficializam neste fim de semana um convênio de cooperação cultural que une dois dos maiores símbolos da cultura popular brasileira. A parceria estabelece ações conjuntas voltadas ao intercâmbio de experiências, promoção do turismo cultural e valorização das tradições folclóricas.
O acordo será assinado durante visita oficial da comitiva olimpiense a Parintins, liderada pelo prefeito Geninho Zuliani, a convite do prefeito Mateus Assayag. Também participam da agenda o vice-prefeito Dr. Márcio Iquegami, a secretária municipal de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, e o secretário municipal de Turismo, Beto Puttini.
O convênio prevê intercâmbio entre artistas e gestores culturais, participação institucional em eventos oficiais, compartilhamento de experiências na organização dos festivais, promoção conjunta dos destinos turísticos e desenvolvimento de oficinas, seminários e apresentações culturais.
A aproximação reúne dois importantes eventos do calendário nacional: o Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL), realizado há mais de 60 anos, e o tradicional Festival de Parintins, reconhecido internacionalmente pelo espetáculo protagonizado pelos bois Caprichoso e Garantido.
Durante a visita, a delegação de Olímpia acompanhará os bastidores do Festival de Parintins, participará de reuniões técnicas e trocará experiências sobre a organização dos eventos, com o objetivo de fortalecer ainda mais o FEFOL.
Segundo o prefeito Geninho Zuliani, a parceria representa um marco para a cultura popular brasileira ao aproximar duas cidades que têm como missão preservar e valorizar as tradições do país. A expectativa é que as primeiras ações previstas no convênio sejam desenvolvidas ainda este ano, envolvendo artistas, grupos folclóricos, gestores culturais e representantes dos setores de turismo e cultura dos dois municípios.











Comentários