top of page

OMS: mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura
ree

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (2) que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum transtorno mental, principalmente ansiedade e depressão. A entidade alerta para os impactos sociais e econômicos do problema e cobra maior investimento dos governos.


Segundo a OMS, os transtornos mentais são a segunda maior causa de incapacidade de longo prazo e atingem todas as idades e faixas de renda. Ansiedade e depressão estão entre os diagnósticos mais comuns, com prevalência maior entre mulheres.


O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que transformar os serviços de saúde mental é um desafio urgente da saúde pública. Ele afirmou que cada governo deve tratar o tema como um direito básico, e não como privilégio.


Suicídio

A OMS alertou ainda que o suicídio ceifou 721 mil vidas em 2021 e permanece entre as principais causas de morte entre jovens. O progresso global para reduzir a taxa é considerado insuficiente para atingir a meta da ONU de cortar em um terço os índices até 2030. No ritmo atual, a redução prevista é de apenas 12%.

Comentários


Em destaque

bottom of page