Projeto premiado mundialmente vai inspirar 100 escolas; Rio Preto está entre as regiões atendidas
- Dot Comunicação

- há 3 horas
- 2 min de leitura

O projeto de convivência implantado na Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, que levou a unidade a conquistar em 2025 o World’s Best School Prize na categoria Superação de Adversidades, vai servir de base para uma nova política educacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A iniciativa, batizada de Rede Escola dos Sonhos, será implantada no próximo ano letivo em 100 escolas estaduais, distribuídas em 30 Unidades Regionais de Ensino (UREs), incluindo a região de São José do Rio Preto.

As unidades que integrarão a nova rede serão indicadas pelas regionais de ensino localizadas em territórios com maior índice de vulnerabilidade social. Além de Rio Preto, a proposta contempla regiões da capital e da Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e São Vicente.
Segundo o secretário estadual da Educação, Renato Feder, a Rede Escola dos Sonhos tem como objetivo fortalecer uma cultura de convivência baseada no cuidado, na corresponsabilidade e na transformação das relações dentro das escolas. “O projeto terá como base a sistematização e a replicação das práticas exitosas da Escola Estadual Parque dos Sonhos, que se tornou referência na promoção de clima escolar positivo, mediação de conflitos e participação estudantil”, afirma.
À frente da transformação da escola desde 2016, o diretor Régis Marques destaca que os resultados vão além do reconhecimento internacional. De acordo com ele, a unidade não registra boletim de ocorrência por invasão ou vandalismo desde 2021. “Todos os estudantes são conhecidos pelo nome e os professores são estimulados a desenvolver projetos com os quais os alunos se identificam, em complemento ao Currículo Paulista”, explica.
Atualmente, a escola desenvolve 21 projetos propostos por professores, com destaque para iniciativas culturais e esportivas. Os estudantes são reconhecidos regionalmente no vôlei e internacionalmente na patinação artística. Outro diferencial é o projeto A Escola vai à sua Casa, em que professores visitam as residências dos alunos como forma de aproximação com as famílias.
As ações adotadas na Escola Parque dos Sonhos vão nortear o processo de formação e implantação do projeto nas 100 unidades da rede estadual. A metodologia da Rede Escola dos Sonhos será estruturada a partir de três pilares: formação continuada, acompanhamento territorial e implementação de práticas pedagógicas e de convivência.
O acompanhamento da iniciativa será feito, dentro da Seduc-SP, pelo Conviva, programa voltado à promoção da convivência escolar. A expectativa do governo estadual é que a replicação do modelo contribua para a redução de conflitos, melhoria do clima escolar e fortalecimento do aprendizado em regiões socialmente mais vulneráveis.














Comentários