top of page

Sesc Rio Preto recebe mostra OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • há 7 dias
  • 1 min de leitura

De 3 a 11 de setembro, o Sesc São Paulo promove a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros, uma mostra dedicada a valorizar o protagonismo de cineastas e narrativas negras no audiovisual brasileiro. A programação acontece em unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior, incluindo o Sesc Rio Preto, que exibirá oito dos 25 filmes selecionados, além de dois shows musicais.


Entre os destaques locais está o longa “Luiz Melodia – no Coração do Brasil”, dirigido por Alessandra Dorgan, que será exibido em 4/9, às 20h. O filme retrata a vida e obra do cantor Luiz Melodia e foi indicado ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.


A abertura oficial da mostra será no Cinesesc, em São Paulo, no dia 3/9, às 20h, com a pré-estreia de “Suçuarana” (BRA/MG, 2024, 83’), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. O longa acompanha a trajetória de Dora, uma mulher nômade em busca da misteriosa terra de Suçuarana, citada por sua falecida mãe.


Diversidade e força do audiovisual negro


Mais do que exibições cinematográficas, a OJU reúne debates, oficinas, rodas de conversa e shows. A proposta é dar visibilidade a criadores e criadoras negros, destacar a potência histórica do audiovisual brasileiro e ampliar o acesso democrático a diferentes públicos.


No total, a programação contempla 25 filmes entre curtas e longas-metragens. A maior parte das atividades é gratuita e aberta a todos os públicos.


Idealizada pelo Sesc São Paulo, a OJU propõe não apenas exibir produções, mas também estimular a reflexão sobre questões raciais e culturais, criando um espaço de encontro, formação e diálogo.

Comentários


Em destaque

bottom of page