top of page

Temporal antecipa mobilização do Comitê de Emergências em Rio Preto

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • 24 de set.
  • 1 min de leitura
ree

A chegada da Primavera, nesta segunda-feira (22), veio acompanhada de chuva, ventos fortes e quedas de árvores em Rio Preto. Diante das ocorrências, a Defesa Civil decidiu antecipar a mobilização do Comitê de Emergências de Verão, criado neste ano para enfrentar situações climáticas extremas.


Ocorrências registradas

De acordo com a Defesa Civil do Estado, nas últimas 24 horas a região acumulou cerca de 15 mm de chuva, com rajadas de vento que chegaram a 65 km/h. O cenário de solo seco favoreceu ainda a formação de tempestades de poeira, fenômeno comum em períodos de transição climática.


O Corpo de Bombeiros contabilizou até a noite de segunda (22) seis quedas de árvores em vias públicas, três sobre edificações — todas sem vítimas — além de outras duas ocorrências em ruas da cidade. A Defesa Civil também realizou vistorias e orientou moradores.


Comitê antecipado

O Comitê de Emergências de Verão foi criado pela Prefeitura sob a gestão do prefeito Coronel Fábio Candido. O grupo reúne Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CPFL, Semae, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais. A proposta é agilizar respostas em casos de temporais, alagamentos, rompimento de redes de energia e deslizamentos.


“Os sinais de instabilidade já no início da Primavera nos levaram a antecipar a mobilização, integrando as ações ao Comitê de Combate a Queimadas e Incêndios, que segue ativo”, explicou o diretor da Defesa Civil, coronel da reserva Ivair da Silva.


Atendimento

A Defesa Civil reforça que, em caso de emergência, o primeiro contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A partir da solicitação, as equipes envolvidas são acionadas conforme a necessidade.

Comentários


Em destaque

bottom of page