CEDET de Rio Preto é revitalizado em parceria com a iniciativa privada e ganha novas salas temáticas
- Dot Comunicação

- 21 de out.
- 2 min de leitura

A Secretaria Municipal de Educação apresentou, na manhã desta segunda-feira (20), o novo espaço revitalizado do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), unidade voltada ao atendimento de estudantes da rede municipal com altas habilidades e superdotação. A cerimônia, realizada no Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC), no Distrito Industrial, reuniu autoridades, educadores, voluntários e representantes da iniciativa privada.
Após o evento, os convidados conheceram as novas instalações, que agora contam com salas de música, culinária, ciências, jogos matemáticos, idiomas, teatro e artes, além de ambientes de leitura e convivência. O espaço totalmente renovado recebeu novas cores, divisórias e mobiliário, transformando-se em um ambiente mais acolhedor e inspirador.
Parceria e voluntariado
A revitalização do CEDET foi viabilizada por meio de uma ação voluntária coordenada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti), com a colaboração de arquitetos, empresas e instituições parceiras. O projeto contou com o apoio do Instituto Rodobens, Novaora Arquitetura, Goloni Mobiliário Urbano, Senac Rio Preto, entre outras empresas locais. Mais de 60 voluntários participaram das etapas de pintura, jardinagem e adequação dos espaços.

“Esse sonho começou em agosto do ano passado, quando eu conheci o CEDET. Começamos a trazer outros parceiros como o Instituto Rodobens e o Senac e o olho deles brilhou, igual o meu. Todos se apaixonaram pelo CEDET”, contou Yonei Scotelari, diretora social da Apeti.
Expansão do atendimento
Atualmente, o CEDET atende 125 alunos da rede municipal, oferecendo oficinas que estimulam o potencial acadêmico, artístico e criativo dos estudantes. Com a revitalização, o espaço poderá ampliar o número de vagas e atividades a partir de 2026, consolidando-se como referência em educação para alunos com altas habilidades.
“Sempre defendemos parcerias público-privadas. Este é um grande exemplo de como o poder público, a iniciativa privada e o voluntariado se uniram para construir o novo e revitalizado CEDET. É assim que se faz nos países desenvolvidos”, afirmou o prefeito coronel Fábio Candido.
“É muita emoção ver isso se concretizando e, principalmente, poder ampliar o atendimento da rede. Sei que podemos fazer muito melhor. Acredito muito nisso e no nosso prefeito, que também acredita”, destacou a secretária de Educação, Renata Azevedo.
Oficinas e parcerias externas
As atividades do CEDET acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, com oficinas de violão, teatro, ciências, culinária, idiomas, informática e xadrez. O centro mantém ainda parcerias externas com instituições como Kumon, América Escola de Inglês, Colégio Santa Tereza e SESI.
Imagens: Jeniffer Maciel/ Gabinete














Comentários