Bloco toca da Carlota abre o carnaval de rio preto neste sábado
- Dot Comunicação
- há 7 horas
- 2 min de leitura

Criado em 2015, o bloco surgiu de forma simples e afetiva, a partir de uma feijoada entre amigos. Inspirado no carnaval de rua do Rio de Janeiro — especialmente nas marchinhas, frevos e sambas tradicionais —, o músico e fundador Aldo Cesar Devasio idealizou um bloco que resgatasse o chamado “carnaval das antigas”, com participação livre do público, sem cordas ou separações.
O que começou como um encontro informal rapidamente ganhou as ruas de Engenheiro Schmitt, cresceu com o apoio da comunidade local e se consolidou como um movimento cultural, reunindo atualmente uma legião de foliões.
A concentração do bloco acontece em frente ao Lar dos Idosos de Engenheiro Schmitt, a partir das 14h. O cortejo percorre as ruas do distrito e a apoteose ocorre na Estação Ferroviária, com apresentações carnavalescas tradicionais.
Programação segue até 22 de fevereiro
A programação do Carnaval de Rio Preto continua no domingo (8), com o Fesnarua – Bloco Rio Preto Folia, que acontece das 11h às 20h, na Praça José Gerosa, no bairro Vivendas. Ao todo, os blocos carnavalescos seguem até o dia 22 de fevereiro, com maior concentração de eventos entre os dias 13 e 17.
Além da Secretaria de Cultura, a festa mobiliza diversas pastas municipais, como Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, Saúde, Segurança Pública, Mulher, PcD, Igualdade Racial e Trânsito e Transporte.
CarnaVirou deve gerar 1.200 empregos
Paralelamente aos blocos de rua, o CarnaVirou será realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. A expectativa é de criação de cerca de 1.200 empregos diretos, além das ocupações indiretas, com público local, regional e de outros Estados, como Mato Grosso e Goiás.
De 13 a 16, a programação é noturna, com entrada solidária mediante reserva antecipada pelo site beta.meubilhete.com.br/carnavirou e entrega de um quilo de alimento não perecível na portaria. Há opções pagas em camarotes. No dia 17, terça-feira, a festa começa à tarde, com a tradicional matinê.
O prefeito Coronel Fábio Candido destacou a importância econômica do evento.
“O Carnaval de Rio Preto é muito mais do que festa. É geração de emprego, renda e fortalecimento da nossa economia. Durante esse período, a cidade recebe milhares de pessoas, movimentando bares, restaurantes, hotéis, comércio e transporte”, afirmou.
Segundo ele, a programação foi pensada para as famílias.
“Preparamos um Carnaval gratuito, com segurança, organização e atrações para todas as idades. São os blocos espalhados pela cidade e o CarnaVirou, com grandes shows e matinê infantil. É um Carnaval democrático e acessível”, completou.










