Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção
- Dot Comunicação
- há 15 horas
- 1 min de leitura

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) classificou como histórica a participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos Júnior, encerrados no último sábado (23), em Assunção, no Paraguai. A delegação nacional alcançou marcas inéditas: 175 pódios, 70 medalhas de ouro e 48 vagas garantidas para o Pan-Americano adulto de Lima, em 2027.
“Nosso balanço é extremamente positivo. Estabelecemos três metas: estar no Top 3, conquistar o título e ampliar as vagas para o Pan de 2027. Todas foram superadas. O primeiro lugar reforça a evolução do esporte brasileiro. Melhoramos os números em relação a Cali e, mais do que as medalhas, foi importante proporcionar aos atletas a experiência de vivenciar a estrutura de uma missão olímpica”, avaliou o presidente do COB, Marco La Porta.
Com 363 atletas, a delegação brasileira encerrou sua participação liderando o quadro geral de medalhas. O chefe da missão do COB, Leandro Guilheiro, também destacou o impacto positivo da competição. “Os resultados ultrapassaram as expectativas e, principalmente, percebemos como os atletas valorizaram estar presentes nos Jogos”, afirmou.