Companhia Azul Celeste abre oficina de cenografia com Jorge Vermelho em Rio Preto
- Dot Comunicação

- 8 de set. de 2025
- 2 min de leitura

A Companhia Azul Celeste, referência em formação e produção teatral no interior paulista, está com inscrições abertas para a Oficina de Cenografia – Pensamentos sobre o espaço vazio, que será ministrada pelo diretor Jorge Vermelho.
O curso acontece entre 1º e 29 de outubro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h, na sede da companhia (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera). São oferecidas 20 vagas e os interessados podem se inscrever pelo site www.companhiaazulceleste.com.br
A proposta é instigar reflexões sobre a criação cenográfica a partir da relação entre corpo, objeto e espaço. Com materiais simples, luz e composição cênica, os participantes serão convidados a explorar como o vazio pode se transformar em novas possibilidades de cena. Não é necessário ter experiência prévia.
Segundo Vermelho, a ideia é “despertar o olhar para o espaço como um campo de possibilidades, onde cada elemento pode ganhar novos significados”.
Formação e tradição no teatro
A atividade é voltada para artistas, educadores e interessados em artes cênicas, fortalecendo a atuação da Azul Celeste como núcleo formador. Em 36 anos de história, o grupo já criou mais de 30 espetáculos, percorreu diferentes estados do Brasil e soma mais de 250 prêmios nacionais.
O projeto conta com fomento da Funarte/Ministério da Cultura, por meio do Edital de Ações Continuadas – Grupos e Coletivos.
Jorge Vermelho
Fundador e diretor artístico da Azul Celeste desde 1989, Jorge Vermelho construiu uma trajetória marcante no teatro brasileiro. Foi diretor do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), em Salvador, de 2009 a 2014, coordenou o FIT Rio Preto por mais de duas décadas e é o criador do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC). Ao longo da carreira, acumula mais de 150 prêmios nacionais.














Comentários