top of page

Educação de Jovens e Adultos melhora salários e empregos formais

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura
ree

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está diretamente ligada ao aumento da renda e à ampliação das oportunidades de trabalho formal no Brasil. Um estudo inédito, encomendado pelo Ministério da Educação em parceria com a Unesco, mostra que quem conclui a EJA – seja na alfabetização, no ensino fundamental ou no ensino médio – passa a ganhar mais e tem mais chances de conquistar empregos com melhores condições.


De acordo com a pesquisa, a conclusão das turmas de alfabetização pode elevar a renda média em até 23% entre pessoas de 46 a 60 anos. Já no ensino fundamental, o aumento médio é de 4,6%, chegando a 14,9% entre os que têm entre 26 e 35 anos. No ensino médio, o impacto chega a 10% nessa mesma faixa etária. Além disso, a EJA amplia em até 9,4 pontos percentuais a possibilidade de o estudante conseguir um trabalho formal.


Para a pesquisadora Fabiana de Felicio, autora do estudo, os resultados comprovam a importância de políticas públicas voltadas para ampliar o acesso à EJA. “Além de melhorar a vida individual, a educação de jovens e adultos fortalece o desenvolvimento social e ajuda a reduzir a desigualdade”, afirma.


O levantamento será apresentado nesta quarta-feira (10), durante o Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos, que marca um ano do Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo. A iniciativa prevê 3,3 milhões de novas matrículas até 2027 e investimentos de R$ 4 bilhões para integrar a EJA à formação profissional.

Comentários


Em destaque

bottom of page