Hospital de Base reforça prevenção ao câncer de mama com ação gratuita em Rio Preto
- Dot Comunicação

- 5 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out.

Em meio à campanha Outubro Rosa, o Complexo Funfarme, por meio da Associação dos Voluntários do Hospital de Base (AVOHB), realiza nesta segunda-feira (6) uma mobilização voltada à conscientização sobre o câncer de mama. A ação, aberta ao público, será no estacionamento do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em São José do Rio Preto, a partir das 8h. A programação inclui palestra médica, atividades educativas e serviços gratuitos.
A abertura contará com a apresentação da banda da Polícia Militar. Durante a manhã, o público poderá participar dos atendimentos estéticos na carreta da Labrizza e acompanhar a palestra da chefe do Serviço de Mastologia e Mamografia do Hospital de Base (HB), Silvia Perea, ao lado do também mastologista José Luiz Esteves.
No período da tarde, o tema será retomado pelo médico Vitor Toniollo Sarni, do mesmo serviço.
Segundo Silvia, o objetivo é ampliar o debate sobre a importância da mamografia e combater a desinformação.
“Vamos estar lá para esclarecer dúvidas. Sempre frisamos que não se deve ter medo de fazer o exame”, destacou a mastologista.
Neste ano, o eixo da campanha é “O cuidado de quem cuida”, com ações voltadas também a mães e cuidadoras atendidas pelo Instituto Lucy Montoro, reforçando a importância do autocuidado e dos exames preventivos.
Entre os temas abordados estarão os mitos e fake news sobre o exame de mamografia. Os especialistas reforçam que não há evidências científicas de que o exame cause câncer ou que a biópsia dissemine tumores.
“A disseminação está relacionada à evolução natural da doença, não ao procedimento”, explicou Silvia.
Outra pauta importante é a atualização do protocolo do SUS, que passou a indicar a mamografia a partir dos 40 anos — faixa etária que já vinha sendo adotada pelo Hospital de Base na rede pública.
Referência em oncologia na região, o Hospital de Base reforça que o diagnóstico precoce eleva significativamente as chances de cura e reduz a necessidade de tratamentos invasivos.
Mais do que um mês simbólico, o Outubro Rosa representa um movimento contínuo de prevenção, informação e cuidado com a saúde da mulher.














Comentários