Ministro nega falta de energia e atribui apagão a incêndio em subestação do Paraná
- Dot Comunicação

- 14 de out.
- 1 min de leitura

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o apagão registrado durante a madrugada em todos os subsistemas do país não foi causado por falta de energia, mas sim por um problema na infraestrutura de transmissão, provocado por um incêndio em uma subestação no Paraná.
“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia”, explicou Silveira, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O ministro comparou o episódio a situações vividas em 2001 e 2021, ressaltando que, diferentemente daqueles anos, o sistema elétrico nacional possui hoje ampla capacidade de geração e melhor planejamento.
“Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e 2021, que aconteceram por falta de energia e planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia”, completou.
Sistema reforçado
Silveira destacou que o sistema de transmissão foi ampliado e modernizado nos últimos anos, com R$ 70 bilhões em contratos de novas linhas.
“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética”, afirmou.
O ministro classificou o apagão como “um episódio pontual” e disse que o Operador Nacional do Sistema (ONS) respondeu de forma rápida, graças à estrutura tecnológica do sistema brasileiro de energia.














Comentários