top of page

“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • 15 de set.
  • 2 min de leitura
ree

O longa-metragem O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026, cuja cerimônia acontece em 15 de março do próximo ano. O filme estreia nos cinemas nacionais em 6 de novembro.


A escolha foi anunciada pela Academia Brasileira de Cinema. Em nota, Mendonça destacou o apoio recebido desde a exibição em Cannes, em maio, quando a produção foi apresentada pela primeira vez. “Nossa campanha começou no Festival de Cannes e agora segue mais forte. Agradeço à confiança do comitê de seleção e ao público que já começa a conhecer o filme no Brasil”, afirmou.


A produtora Emilie Lesclaux também celebrou: “É uma honra representar o Brasil. Vamos trabalhar muito para levar o filme o mais longe possível, mostrando a força do nosso cinema e de Pernambuco no cenário mundial.”


Ano de destaque para o cinema nacional

O cineasta Walter Salles, vencedor do Oscar deste ano com Ainda Estou Aqui, ressaltou a importância da indicação: “Vivemos um ano fértil para a cinematografia brasileira. O Agente Secreto tem qualidades marcantes: é político, fala de memória e resistência, é um thriller e uma carta de amor ao cinema. Tenho certeza de que terá vida longa.”


No Festival de Cannes, a produção conquistou os prêmios de Melhor Direção para Mendonça e de Melhor Ator para Wagner Moura, que integra o elenco.


Carreira consolidada

Mendonça já havia dirigido obras como Retratos Fantasmas (2023), Bacurau (2019), Aquarius (2016) e O Som ao Redor (2012). Wagner Moura, por sua vez, segue acumulando trabalhos internacionais após destaque em Elysium (2013), na série Narcos (2015–2016) e em Guerra Civil (2024).


Nas redes sociais, o ator comemorou a decisão: “Estamos muito felizes e gratos com a escolha. Foi um ano de grandes filmes no Brasil e vamos honrar essa oportunidade de representar nosso cinema e nossa cultura mundo afora.”

Comentários


Em destaque

bottom of page