top of page

Prefeitura de Rio Preto discute novas ações contra dengue e escorpiões

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • 22 de ago.
  • 1 min de leitura

A Secretaria de Saúde reuniu, nesta quinta-feira (21/8), o prefeito Coronel Fábio Candido e secretários municipais para definir estratégias de enfrentamento à dengue e aos acidentes com escorpiões em Rio Preto.


O prefeito abriu a reunião destacando a necessidade de medidas preventivas. “Esse é um assunto extremamente importante. Precisamos atuar de forma mais preventiva possível para atenuar os impactos desses agravos”, afirmou.


Segundo o secretário de Saúde, Rubem Bottas, a queda nos casos de dengue é resultado direto das ações realizadas em 2025. Foram 62.726 notificações no ano, com pico em janeiro (23.508). A partir de abril, houve queda progressiva: abril (-76%), maio (-83%), junho (-94%) e julho (-96%). Em relação a 2024, as reduções também são expressivas, chegando a 88,8% em agosto. Com isso, Rio Preto deixou a condição de epidemia e voltou ao status de endemia.


Na mesma reunião, foi apresentado o cenário dos acidentes com escorpiões: 939 casos em 2025. A Vigilância em Saúde orienta medidas simples de prevenção, como manter quintais limpos e vedar frestas. Hoje, a cidade tem um ponto de aplicação de soro antiescorpiônico no Hospital da Criança e Maternidade (HCM). Após negociação com o Estado, Rio Preto ganhará dois novos pontos, na UPA Norte e na UPA Jaguaré.


O encontro também definiu um plano integrado entre secretarias, com ações que vão de campanhas educativas em escolas e concursos de redação até intensificação de vistorias em imóveis fechados e bolsões de água.

Comentários


Em destaque

bottom of page