top of page

Quando a educação se torna herança e propósito

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • há 19 horas
  • 2 min de leitura
Imagem: Johnny Torres/Ala VIP
Imagem: Johnny Torres/Ala VIP

Há seis décadas, o amor pela educação guia a trajetória de Halim Atique Júnior, uma das personalidades que ajudaram a transformar o ensino superior em Rio Preto


“Há 60 anos, a minha paixão é pela educação em Rio Preto”, afirma Halim Atique Júnior, entrevistado desta semana da série Bastidores do Sucesso. Nascido e criado na cidade, ele reforça o vínculo afetivo e profissional que sempre inspirou seu trabalho. “Rio Preto é minha cidade natal. Eu amo Rio Preto. Tenho pautado a minha vida pela educação, porque a educação transforma vidas. Muda as pessoas, muda a cultura, muda tudo.”



A história familiar está intimamente ligada à formação educacional da cidade. O pai, Halim Atique, apaixonado pela docência, mantinha um colégio de segundo grau — um dos poucos particulares da época — e sonhava em ampliar as oportunidades de ensino. “Meu pai sempre teve uma paixão pela educação e pleiteou a criação da faculdade de Direito (a Fadir, atualmente Unirp), como um ato de fé. Naquele tempo, quem queria cursar o ensino superior precisava se deslocar até São Paulo, porque Rio Preto quase não tinha cursos.”


Com o falecimento de Halim Atique, em dezembro de 1980, Halim Atique Júnior assumiu a direção da faculdade ainda muito jovem. “A dificuldade era imensa, mas continuamos com o mesmo propósito: lutar e realizar o sonho dele. E esse sonho continua vivo até hoje.”


Atualmente, a família segue comprometida com o legado educacional. “Por isso estamos pleiteando a criação da faculdade de Medicina. Era um desejo do meu pai, que era médico, e também um passo importante para continuar transformando vidas.”


Com orgulho, Halim Atique Júnior vê nas novas gerações a continuidade dessa missão. “Tenho quatro filhos, três do primeiro casamento e uma filha do segundo, e todos eles compartilham essa paixão pela educação. É algo que está no sangue da nossa família.”

Comentários


Em destaque

bottom of page