Região de Rio Preto entra em alerta com avanço de ciclone extratropical em SP
- Dot Comunicação

- 9 de dez.
- 2 min de leitura

A região de São José do Rio Preto está em estado de atenção máxima diante do alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para condições de tempo severas entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), em razão da formação de um ciclone extratropical no Sul do país. O sistema deve influenciar diretamente o clima paulista, trazendo chuva intensa, rajadas de vento muito fortes e risco de raios e granizo. Embora a região esteja na faixa de médio acumulado de chuva, o órgão reforça que há potencial para alagamentos pontuais e ventos fortes.
Na terça-feira (9), a previsão indica chuva forte e volumosa em grande parte do estado. Os maiores acumulados devem atingir regiões próximas ao Paraná, a faixa central e o litoral, mas todo o território paulista pode registrar transtornos. A combinação de solo encharcado e precipitação intensa aumenta os riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Na quarta-feira (10), o destaque passa a ser o vento, que deve ganhar força ao longo do dia. As rajadas podem ultrapassar 90 km/h principalmente na faixa leste do estado, elevando os riscos de queda de árvores, galhos e estruturas frágeis, além de poder causar interrupções temporárias no fornecimento de energia.
A partir da quinta-feira (11), o ciclone começa a se afastar, reduzindo significativamente o risco de temporais. Ainda assim, podem ocorrer rajadas isoladas em regiões como Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
Níveis de acumulado previstos pela Defesa Civil
Muito alto
Serra da Mantiqueira
Alto
Vale do Ribeira
Itapeva, Campinas e Sorocaba
Litoral Norte e Baixada Santista
São José dos Campos, Presidente Prudente, Marília, Bauru e Araraquara
Região Metropolitana da Capital
Médio
Região de São José do Rio Preto, Araçatuba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto
Gabinete de crise será ativado
A Defesa Civil ativará o gabinete de crise a partir das 8h desta terça-feira (9), reunindo concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, DER, Fundo Social, Sabesp, Artesp e Arcesp no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O objetivo é agilizar respostas diante de ocorrências e otimizar o atendimento em todo o estado.














Comentários