top of page

Teatro do Sesc Rio Preto recebe “Um Grito Parado no Ar”, remontagem crítica e musical da obra de Guarnieri

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
ree

Na próxima quinta-feira, 6 de novembro, às 20h, o Teatro do Sesc Rio Preto será palco do espetáculo “Um Grito Parado no Ar”, uma remontagem musical e crítica da clássica obra de Gianfrancesco Guarnieri, apresentada 51 anos após sua estreia original, em 1973. Os ingressos custam a partir de R$15,00 e podem ser adquiridos pelo APP Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital (CRD).


ree

Sob a direção de Rogério Tarifa, com direção musical de William Guedes e composições originais de Jonathan Silva, o espetáculo é realizado pelo grupo Teatro do Osso. A montagem conta com um coro formado por nove cidadãos e cidadãs — entre trabalhadores, trabalhadoras e estudantes secundaristas — e tem a participação especial da atriz Dulce Muniz, integrante do histórico Teatro de Arena, símbolo de resistência durante a ditadura militar brasileira.


Diálogo entre passado e presente

A nova encenação mantém o espírito crítico e autoconsciente do texto original, ao mesmo tempo em que atualiza sua dramaturgia para refletir os desafios culturais e sociais de 2025. A narrativa acompanha seis atores e atrizes que ensaiam uma peça a poucos dias da estreia, enquanto problemas externos — como dívidas e cobranças — invadem o ensaio, desmontando aos poucos o próprio palco.


Construída a partir de entrevistas com moradores da cidade, a trama revela contradições e tensões sociais que atravessam o fazer teatral e a vida cotidiana. Escrita em plena censura do regime militar, a peça continua relevante ao questionar “que realidade invade nossos ensaios hoje?”.


Uma ponte entre gerações

A presença de Dulce Muniz estabelece uma ligação simbólica entre o passado e o presente do teatro brasileiro. Segundo o diretor Rogério Tarifa, o espetáculo “surgiu da colaboração entre meu trabalho e o Teatro do Osso, a partir de uma pesquisa sobre o Teatro Épico no Brasil, inspirada nas obras de Guarnieri”.

Comentários


Em destaque

bottom of page