Unidade Móvel do Sesi atende 733 alunos da rede municipal de Rio Preto
- Dot Comunicação

- 19 de ago.
- 2 min de leitura

A Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP está em Rio Preto até 22 de agosto e já envolve 733 alunos da rede municipal em atividades práticas voltadas às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). A iniciativa inclui ainda a participação de cerca de 200 educadores, entre professores, diretores, coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

No espaço itinerante, os estudantes participam de oficinas de robótica educacional, programação, simulação de circuitos eletrônicos e interação com robôs humanoides. Segundo a analista técnica educacional do Sesi-SP, Nathalia Sousa Lima, o objetivo é aproximar os alunos de conceitos atuais e democratizar o acesso a ferramentas digitais.
“As crianças aprendem noções básicas de inteligência artificial, programação e robótica e têm a oportunidade de montar pequenos robôs”, afirmou.
Os atendimentos contemplam alunos das escolas municipais Adherbal Abrão dos Santos, Cleophas Betran Silvente, Francisco Felipe Caputo, Joana Casagrande Vinha, Luiz Antônio Fleury Filho, Luiz Jacob, Michel Pedro Sawaya, Olga Mallouk Lopes da Silva, Paul Percy Harris, Regina Mallouk, Roberto Jorge e Silvio de Melo.
Durante a programação, a empolgação dos estudantes foi evidente. Carlos Antônio Galdino dos Santos Júnior, de 10 anos, da escola Paul Percy Harris, destacou a experiência de conhecer o robô em formato de cachorro e refletiu sobre o conceito de tecnologia.
“Aprendi que tecnologia não é só celular ou computador, mas qualquer coisa criada para resolver problemas, como um garfo ou uma roupa”, disse.
A Unidade Móvel iniciou sua temporada em Rio Preto durante o Tech Summit, realizado nos dias 6 e 7 de agosto. A vinda foi viabilizada por meio de um termo de cooperação entre a Prefeitura e o Sesi-SP, assinado em julho pelo prefeito Coronel Fábio Candido.
Após Rio Preto, o projeto seguirá para Cedral, Potirendaba, Mendonça, Elisiário, Pindorama e Santa Adélia, atendendo mais de 2,5 mil alunos até outubro.














Comentários