top of page

Aumentam os casos de picadas de escorpião e HB realiza Fórum Regional sobre acidentes com animais peçonhentos

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • 10 de out.
  • 2 min de leitura
ree


Crescimento de mais de 30% nas ocorrências acende alerta em Rio Preto e região; duas em cada três vítimas são crianças


Com o aumento expressivo dos acidentes envolvendo escorpiões em Rio Preto e região, a Funfarme e a Famerp promoveram, nesta sexta-feira (10), o I Fórum Regional sobre Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. O encontro reuniu mais de 400 profissionais de saúde de diversos municípios do Noroeste Paulista, com o objetivo de capacitar equipes, padronizar protocolos e fortalecer o fluxo de atendimento em casos de acidentes com animais venenosos.


Referência em alta complexidade, o Hospital de Base de São José do Rio Preto (HB) é centro regional no manejo de casos graves e recebe pacientes de mais de 100 cidades.


Casos em alta e vítimas infantis

De acordo com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), em 2024 foram registradas 420 notificações de acidentes com animais peçonhentos. Já em 2025, até 8 de outubro, o número subiu para 551 casos, um aumento de mais de 30%.

Os acidentes com escorpiões representam a maior parte, com 396 registros neste ano, frente a 300 em 2024. O dado mais alarmante é que duas em cada três vítimas (66,6%) são crianças de 0 a 14 anos.


Capacitação e prevenção

A coordenadora do NHE e professora da Famerp, Dra. Maria Lúcia Machado Salomão, reforçou a importância da atualização constante dos profissionais de saúde.

“É fundamental alertar os municípios para que adotem as melhores medidas de prevenção e capacitar as equipes para a prescrição adequada do antídoto em acidentes escorpiônicos”, afirmou.


Ampliação do atendimento

O professor e médico Carlos Alberto Caldeira Mendes, que ministrou três palestras sobre diagnósticos e tratamentos de acidentes com cobras, escorpiões e aranhas, anunciou a ampliação dos pontos de atendimento para casos de picadas de escorpião.


“O tratamento passará a ser oferecido também nas UPAs Jaguaré e Norte, o que vai facilitar o acesso ao atendimento imediato. O soro é necessário em cerca de 10% dos casos, mas a rapidez no diagnóstico é essencial”, destacou.


Plano regional e integração

O diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-15), Dr. André Baitello, explicou que o evento também apresentou o plano de ação regional para enfrentamento dos acidentes.

“Nosso objetivo é fortalecer o fluxo de atendimento e garantir que as condutas sejam adequadas, já que a prevalência desses casos é alta em toda a região”, afirmou.


Programação científica

A programação contou com palestras sobre situação epidemiológica, imunização e casos clínicos pediátricos, com participação de especialistas como Dra. Luciana Zago, Dra. Tatiana Pissolati Sakamura e Isabela Cristina Rodrigues, além dos professores Carlos Caldeira e André Baitello.

Comentários


Em destaque

bottom of page