top of page

Espetáculos internacionais são destaque no FIT Rio Preto 2025

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • 19 de jul.
  • 3 min de leitura
ree

Participam artistas da Alemanha, Argentina, Chile, México e Uruguai, incluindo criadores presentes na Mostra Internacional de Teatro Lambe-lambe que acontece dentro do festival.


Cinco espetáculos de países convidados, com 10 apresentações gratuitas, compõem a programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que acontece de 17 a 26 de julho. Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento chega em 2025 aos 56 anos de história e 23 edições internacionais. Ao todo, são 47 obras e 111 apresentações em teatros, ruas e praças de diferentes regiões da cidade com uma programação gratuita e descentralizada. Participam artistas de nove estados brasileiros e da Alemanha, Argentina, Chile, México e Uruguai, incluindo criadores presentes na Mostra Internacional de Teatro Lambe-lambe que acontece dentro do festival. O lema da edição 2025 reforça esse propósito: “O FIT é de todos e cada canto é um palco”.


A jornada de internacionais já começa pela abertura, no dia 17 de julho, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com o espetáculo argentino “8cho”, da companhia de dança aérea Brenda Angiel, coreógrafa e diretora artística, precursora mundial do gênero. A montagem incorpora os diversos ritmos do tango e inspira-se em um de seus famosos passos.


Acompanhados por uma orquestra de sete músicos, sete bailarinos ficam suspensos por cordas e arreios para criar uma nova espacialidade e outras possibilidades para o tango, mantendo a sensualidade, nostalgia, humor e poder expressivo desse tradicional estilo na Argentina. A abertura contará com acessibilidade em Libras, assim como diversas outras sessões ao longo do evento. Sem necessidade de retirada de ingresso.


O Anfiteatro terá apresentações em duas noites nesta edição e a mesma companhia argentina retorna ao palco às margens da Represa com “MOVI”, criação para todas as idades, uma experiência imersiva na qual corpos dançantes suspensos no ar e imagens se fundem, surpreendendo com um jogo de luz, video mapping e música original.


Os gestos e a ludicidade dão o tom no mexicano “Amanhecer com Guarda-chuvas”, produção de Maribel Michel Cía e Irónico Retrueque que brinca com o teatro e o movimento a partir de duas personagens, uma mulher de estatura alta e outra baixa, em convergência na história como opostos complementares. O espetáculo convida cada pessoa da plateia a criar seu próprio sonho e fará quatro sessões no Plaza Avenida Shopping. Os ingressos estão esgotados.


Reflexões acerca de questões urgentes também pautam montagens internacionais na programação. No solo alemão “A Vingança de Iphigênia”, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, a atriz e dramaturga Lilly-Marie Vogler vai à tragédia grega para expor papéis herdados e questionar expectativas de gênero e estruturas de poder patriarcais. Ingressos esgotados.


Coprodução Brasil e Uruguai, “O Errático Comportamento dos Seres”, no Teatro Municipal Paulo Moura, com texto e atuação de Agustina Pezzani, Beatriz Sayad e Verónica San Vicente e direção de Florencia Santángelo, acompanha três mulheres durante uma reunião de condomínio para explorar o absurdo das relações e dos comportamentos humanos, por meio de uma linguagem clownesca e delirante. A obra está com ingressos esgotados.


Teatro Lambe-Lambe


Uma manifestação genuinamente brasileira, o teatro lambe-lambe terá três representantes de outros países no FIT Rio Preto, dentro da Mostra Internacional de Teatro Lambe-lambe, que acontece de forma itinerante pelas 10 regiões da cidade, entre os dias 19 e 21 de julho.


Com curadoria e produção de João Darte e Guilherme Hernandes (Varanda Teatro), a programação tem trabalhos da Argentina e do Chile. São eles: Lenços no Tempo (Mari Montaldo/La Madriguera, Argentina), “Proibido Percutir” (Freddy Yañez/Chin Fronteras, Chile) e “Petit Pierre” (Manu Vilagra/Manu Madera Viva, Chile).


Para a mostra, o sistema será exclusivamente presencial, com distribuição de senhas gratuitas nos locais das apresentações. As obras de teatro lambe-lambe são de curtíssima duração e assistidas por 1 pessoa por vez. A quantidade de senhas disponibilizadas por cada espetáculo irá variar de acordo com sua duração.


Serviço

Festival Internacional de Teatro de São José

FIT RIO PRETO

De 17 a 26 de julho – São José do Rio Preto – SP/ Brasil

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Apoio: Plaza Avenida Shopping

Parceria: Sesi São Paulo


Programação completa no site fitriopreto.com.br


Reserva de ingressos para espetáculos em teatros: www.sympla.com.br/produtor/fitriopreto

Para espetáculos na rua, sem necessidade de reserva.

Comentários


Em destaque

bottom of page