top of page

Integração no Instituto Alarme

  • há 3 horas
  • 1 min de leitura

O Instituto Alarme realiza um Baile de Máscaras voltado às mais de 400 crianças e adolescentes atendidos pela instituição em Rio Preto. A atividade integra a programação pedagógica e cultural desenvolvida ao longo do ano, com foco na formação educativa, social e cultural dos participantes.


A proposta do evento vai além da celebração. Em sala de aula, os alunos estudam a história e o significado dos bailes e das festas populares como manifestações artísticas e sociais em diferentes regiões do mundo. Após a contextualização teórica, participam de uma vivência prática e lúdica, com música e atividades de integração.


Segundo Creusa Manzalli, presidente da instituição, o aprendizado acontece dentro e fora da sala. “A contextualização permite que as crianças compreendam o valor cultural dessas manifestações e, na prática, elas vivenciam esse aprendizado de forma leve, respeitosa e educativa”, afirma.


A programação musical ficará por conta da DJ ALOIRA, que participa voluntariamente e preparou um repertório no formato matinê, adequado ao público infantil e adolescente, priorizando a socialização e o bem-estar.


Com mais de 70 anos de atuação, o Instituto Alarme oferece ensino regular do 1º ao 9º ano, alimentação diária, atividades no contraturno escolar e acompanhamento psicossocial. As crianças permanecem em período integral, enquanto os adolescentes participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), voltado ao desenvolvimento social e emocional.


Comentários


Em destaque

bottom of page