top of page

Ministério da Saúde destina R$ 5 milhões ao Núcleo de Telessaúde da Funfarme e entrega 20 kits multimídia à região de Rio Preto

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • há 6 horas
  • 3 min de leitura
Convênio fortalece o atendimento digital e amplia o acesso de pacientes da região a consultas especializadas sem sair de seus municípios
Convênio fortalece o atendimento digital e amplia o acesso de pacientes da região a consultas especializadas sem sair de seus municípios

O Ministério da Saúde e a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) realizaram, nesta sexta-feira (7), a entrega de 20 kits multimídia de Telessaúde a municípios da região.

O evento “SUS Digital no Programa Agora Tem Especialistas: Entrega de Kits de Telessaúde” aconteceu no Centro de Convenções da Famerp, com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), Ana Estela Haddad, e da deputada estadual Beth Sahão.


ree

Durante a cerimônia, o Ministério assinou o convênio de custeio de R$ 5 milhões para o Núcleo de Telessaúde da Funfarme, reforçando a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) no Noroeste Paulista.


Cada kit entregue é composto por notebook, smart TV de 43 polegadas e câmera de videoconferência, que serão integrados à rede de teleatendimento já operada em parceria com o Hospital de Base (HB). O objetivo é melhorar a infraestrutura e tornar os atendimentos por telessaúde mais ágeis, resolutivos e acessíveis.


“O Hospital de Base é uma potência, uma referência para todo o Estado e até em âmbito nacional. O programa ‘Agora Tem Especialistas’ vem para reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso à atenção especializada, fortalecendo também a atenção primária. Assim, qualificamos o atendimento e diminuímos a necessidade de deslocamento dos pacientes”, destacou Ana Estela Haddad, secretária do Ministério da Saúde.


Referência regional em telessaúde

A Funfarme é referência em teleatendimento no Noroeste Paulista e oferece suporte técnico e clínico às equipes de saúde municipais. Atualmente, o sistema realiza teleconsultas em 37 especialidades médicas e nove áreas multiprofissionais do Hospital de Base (HB) e do Hospital da Criança e Maternidade (HCM).


Desde sua implantação, o projeto já contabiliza 43,5 mil atendimentos por telessaúde, integrando os programas SUS Digital e Agora Tem Especialistas, com foco nas especialidades de cardiologia, oncologia e ortopedia.


A superintendente administrativa da Funfarme, Maria Regina Jabur, destacou o avanço do serviço desde o período da pandemia.


“Tivemos uma evolução muito significativa. Passamos a atuar com toda a equipe ambulatorial e ampliamos o suporte para 102 municípios. O ponto mais interessante é a aproximação entre o médico da atenção básica e o especialista. Já ultrapassamos 40 mil atendimentos e estamos participando ativamente dessa transformação digital do SUS”, afirmou.


Avanço tecnológico e humanização do atendimento

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, ressaltou o impacto da telessaúde na rotina dos pacientes e dos municípios.


“Esse projeto humaniza o atendimento, evita viagens desnecessárias e reduz custos. Os municípios passam a ter acesso a todos os nossos especialistas, mesmo sem tê-los em suas bases. É um avanço tecnológico com foco no cuidado e na inclusão”, afirmou.


Inaugurado em abril deste ano, o Núcleo Saúde Digital de Rio Preto foi o primeiro do Estado de São Paulo e o 27º do Brasil implementado pelo Ministério da Saúde.


Reconhecimento e impacto regional

A deputada estadual Beth Sahão, integrante da Comissão de Saúde da Alesp, reforçou o papel de destaque da Funfarme e do HB no sistema público de saúde.


“O Hospital de Base é referência em saúde para dezenas de cidades do Noroeste Paulista e até para outros estados. A instituição não para de evoluir, sempre investindo em tecnologia, diagnóstico preciso e atendimento humanizado”, afirmou.


Com o avanço da telessaúde, a expectativa é que cada vez mais pacientes possam ter acesso a consultas e diagnósticos especializados sem precisar sair de suas cidades, fortalecendo um modelo de saúde pública moderna, eficiente e inclusiva.

Em destaque

bottom of page