top of page

Novembro Azul reforça importância da prevenção e do cuidado integral com a saúde masculina

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura
Campanha chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentiva homens a adotarem hábitos de prevenção
Campanha chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentiva homens a adotarem hábitos de prevenção

No mês de novembro, o azul ganha destaque para lembrar aos homens que cuidar da saúde também é um ato de coragem e prevenção. A campanha Novembro Azul reforça a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico regular, especialmente em relação ao câncer de próstata — o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não melanoma.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o triênio 2023-2025 é de 71,7 mil novos casos por ano da doença no Brasil.


No Hospital de Base de São José do Rio Preto, em 2024, foram realizados 3.282 atendimentos a pacientes com câncer de próstata. Neste ano, até 30 de setembro, já foram 2.667 atendimentos, o que reforça a necessidade de conscientização sobre o cuidado contínuo com a saúde masculina.


Cuidado que vai além da próstata

O dr. José Carlos Mesquita, chefe do Serviço de Oncologia Urológica do Hospital de Base e vice-chefe da disciplina de Urologia da Famerp, destaca que o cuidado com a saúde do homem deve ser amplo e constante.


“O homem deve cuidar da saúde antes de uma doença aparecer. Nos dias de hoje, é importante entender que não precisa estar doente para ir ao médico. É preciso ir antes. Os homens precisam fazer exames preventivos para que, caso haja alguma doença, o diagnóstico seja precoce”, ressalta.


O especialista também reforça que o preconceito e o medo ainda são barreiras para muitos homens, o que contribui para diagnósticos tardios e tratamentos mais complexos.


Prevenção é o melhor caminho

Para o dr. Fernando Nestor, urologista do Hospital de Base e professor da Famerp, o grande desafio é mudar o comportamento masculino em relação à própria saúde.


“O homem tem por hábito se tratar, enquanto as mulheres têm por hábito se prevenir. É preciso ter mais ações que conscientizem os homens a procurar um urologista, não só para falar sobre a próstata, mas também sobre questões hormonais, ereção, obesidade e outras doenças”, afirma.


Dois exames são fundamentais para detectar o câncer de próstata: o toque retal e o PSA, exame de sangue que mede a dosagem de uma proteína produzida pela próstata. Quando o câncer é identificado no início, as chances de cura superam 90%.


V Jornada de Saúde Masculina

Em alusão à campanha Novembro Azul e com o objetivo de debater temas importantes sobre a saúde masculina, será realizada nesta terça-feira, 4 de novembro, a V Jornada de Saúde Masculina, das 18h30 às 21h, no Anfiteatro Mezanino do Hospital de Base.


O evento é voltado para profissionais da área da saúde e terá como tema central “Evolução do envelhecimento: compreender, tratar e acolher”. A proposta é discutir as diferentes etapas do adoecimento masculino e apresentar estratégias para um cuidado mais humanizado e eficaz.


“Essa é a quinta jornada promovida pela Faculdade de Medicina e pela Funfarme, com foco em acolher o homem como um todo. Embora seja novembro azul, o evento amplia o olhar sobre a saúde masculina, abordando temas como falta de hormônio, disfunção erétil, infecção urinária e câncer de próstata”, conclui o dr. Fernando Nestor.

Comentários


Em destaque

bottom of page