top of page

Programa Gás do Povo passa a atender todas as capitais do país

  • Foto do escritor: Dot Comunicação
    Dot Comunicação
  • 26 de jan.
  • 1 min de leitura

O Programa Gás do Povo passa a atender todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira (26). Nesta segunda fase, cerca de 950 mil novas famílias, em 17 capitais, passam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos, que poderá ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o Brasil.


De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o programa deve estar em pleno funcionamento em março, quando a previsão é beneficiar 15 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa tem como objetivo combater a chamada pobreza energética, caracterizada pela dificuldade de acesso a serviços essenciais de energia, como iluminação, refrigeração e o preparo de alimentos.


O governo federal destaca que, além do impacto social, o programa também traz benefícios à saúde pública. O acesso ao botijão de gás reduz o uso de alternativas perigosas, como lenha, carvão e querosene, diminuindo riscos de doenças respiratórias, queimaduras e outros acidentes domésticos, além de garantir o uso de uma fonte de energia mais limpa e segura.


O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, ressalta que o benefício contribui diretamente para o orçamento das famílias mais pobres.

“O benefício alivia o orçamento familiar, permitindo que o recurso que seria gasto com o botijão seja direcionado para a compra de alimentos ou outras necessidades básicas”, afirmou.


Com a implementação do Gás do Povo, o Auxílio Gás, que atualmente atende cerca de 4,4 milhões de famílias com a compra de um botijão a cada dois meses, será substituído pelo novo programa, ampliando o alcance e a cobertura da política pública.

Comentários


Em destaque

bottom of page