Rio Preto recebe primeiras doses da vacina do Butantan contra a dengue
- Dot Comunicação

- há 12 horas
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Rio Preto recebe neste sábado (7) o primeiro lote da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. Ao todo, o município será contemplado inicialmente com 871 doses do imunizante Butantan-DV, que serão destinadas a profissionais da Atenção Básica.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o quantitativo corresponde a cerca de 45% dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do município, conforme dados oficiais do governo estadual. A vacinação está prevista para começar na segunda-feira (9).
A Butantan-DV possui esquema vacinal de dose única e oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue em circulação no país (1, 2, 3 e 4). A estratégia prioriza profissionais que atuam diretamente no atendimento à população e no acompanhamento de casos nos territórios.
Segundo a Secretaria de Saúde, a imunização desse grupo tem como objetivo ampliar a segurança das equipes que estão na linha de frente e garantir a continuidade dos serviços prestados à população, especialmente em um cenário de aumento da circulação do vírus.
A pasta informou ainda que o fluxo de vacinação será organizado em conjunto com as unidades de saúde para assegurar que todos os profissionais elegíveis recebam a dose.
Vacinação segue para crianças e adolescentes
Paralelamente, a vacinação de rotina contra a dengue continua em Rio Preto para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo do imunizante Qdenga. Diferente da vacina do Butantan, a Qdenga possui esquema de duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
Atualmente, a cobertura vacinal nesse grupo é de 63,96% para a primeira dose e 34,46% para a segunda, segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde.














Comentários