Sisu 2026 permitirá uso das notas do Enem de até três edições
- Dot Comunicação

- 25 de out.
- 2 min de leitura

A edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) trará uma novidade importante: pela primeira vez, os candidatos poderão utilizar as notas obtidas em até três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — no processo de inscrição e classificação. A medida está prevista no Edital nº 22/2025, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União de 20 de outubro.
Segundo o MEC, para fins de classificação, será considerada automaticamente a nota da edição do Enem em que o candidato obteve a melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido, desde que não tenha participado como treineiro (aluno que ainda não concluiu o ensino médio).
A novidade foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, cujo período de inscrição vai de 27 de outubro a 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão. Durante esse prazo, as universidades públicas poderão aderir ao sistema, revisar e ajustar as condições de participação.
Como funciona o Sisu
O Sisu é o sistema eletrônico gerido pelo MEC que utiliza as notas do Enem para selecionar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o país. O processo é gratuito e unificado, permitindo que o estudante concorra a diferentes instituições com apenas uma inscrição.
Desde 2024, o Sisu passou a ter edição única anual, com oferta de vagas para cursos com início das aulas no primeiro ou segundo semestre.
Na edição de 2025, foram disponibilizadas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação, distribuídos em 124 instituições públicas de ensino superior. No total, 254,8 mil candidatos foram aprovados — sendo 128 mil pela ampla concorrência, 111 mil por cotas e 14 mil por ações afirmativas próprias das universidades.














Comentários